Páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os Santos têm mais o que fazer.

- Tivemos um bebê, Con e eu. - Ela parou, olhou fixamente para as mãos cerradas, para as juntas brancas sob a pele. - Era uma menina, que nasceu morta. Parece que o Deus dos cristãos guarda rancor.

Houve um breve silêncio, e então, o Irmão Columba disse:
- Pode ser, ou talvez Ele tenha levado um anjinho até o céu para se sentar ao lado Dele, para escapar a um mundo de sofrimento e dor...

Isolda estendeu o braço e arrancou folhas das ervas rijas flexíveis que cresciam ao redor da pedra:
- É fácil dizer isso.

O Irmão Columba não ficou constrangido:
- Pode ser simples, mas a fé também é assim: não é fácil, mas é simples.

(CREPUSCULO DE AVALON - UM ROMANCE DE TRISTÃO E ISOLDA. ANNA ELLIOTT)


Esse cara, o Irmão Columba do livro, era um católico visionário e acreditava que Deus e Cristo tinham mais com que se preocupar que com coisas pequenas. É um personagem secundário que aparece bem depois do meio do livro, mas é cativante.

Coincidentemente hoje vi na internet que fecharam as portas da Playboy de Portugal depois de uma sessão de fotos em homenagem a Saramago que morreu recentemente e o seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" - que ainda não li, está nas minhas prioridades, e conta a história de um Cristo moderno conhecedor dos prazeres da carne. Fiquei curiosa ô novidade! pra ver esta revista. Não sou cristã de formação, não me sinto ofendida com esse tipo de coisa, e na minha humilde opinião de ex-religiosa fervorosa e ex-quase-cética muito menos as divindades se sentem.

Os Santos têm mais o que fazer.

Wendy.

5 comentários:

  1. Pois é! Acho que a maioria (se não todas) as religiões impõe 'certos e errados' na cabeça de seus seguidores e muita coisa natural acaba se tornando pecado enquanto muita coisa absurda acaba sendo 'divina'.

    Até compreendo que nós ainda não estamos preparados para viver com a liberdade que Deus nos deu, as coisas ficariam AINDA piores do que já estão, nós não sabemos nos controlar, parar e pensar e coisas assim.

    Mas focando mais no seu post, não vejo razão ALGUMA para que Cristo, que esteve por aqui, não tenha sabido nada sobre os tais prazeres da carne (que de errado não tem nada, nós que aprendemos que tem) (que nós que fazemos virar zona)afinal, ele não veio pra ca em carne e osso como todo mundo ? Por que ele não pode ter se casado ? Feito sexo ? Ter tido filhos ? Por que é pecado ? Ahá! Viu como certas coisas se tornam erradas conforme aquilo que aprendemos nessas igrejas da vida ?

    Ninguém conseguirá me convencer que sexo é pecado por vários motivos, por exemplo: porque Deus faria deste ato algo prazeroso se esse ato fosse errado ? COMO que esse ato pode ser errado se é através dele que nós geramos vida ?

    Nós é que ferramos com tudo e passamos a fazer do sexo o DAR, ele deixou de ser FAZER AMOR pra ser DAR.. isso é errado (ou pecado como queiram).

    Os Santos tem mesmo muito mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  2. Wendy!!! Achei linda essa passagem do livro... Tive uma irmãzinha que não sobreviveu e me lembrei dela lendo aqui. Acho que ela é um anjinho que foi sentar ao lado de Deus... =]

    Olha, já li O Evangelo Segundo Jesus Cristo e recomendo!!!

    =]

    beijão flor

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a capa dessa playboy, fui conferir, obviamente. Não achei nada ofensivo à religiosidade, apesar de não saber o contexto do livro do Saramago.

    Como Cristã, de formação e escolha, sou aberta à opiniões. Mas discutir a sexualidade de Cristo é o mesmo que discutir a necessidade da existência dele. Foi para fazer sexo ou pra "salvar" a humanidade que ele veio ao mundo? Certas discussões não levam a nada.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não vejo razão alguma para jesus critos ter vindo pra cá em carne e osso para NÃO ser um ser humano

    ResponderExcluir
  5. /amor só agora vi a tal capa! tipo, é uma playboy normal cheia de mulher pelada com jesus cristo comedor na capa!?
    kkkkkkk
    se é isso, aí eu não concordo (com a capa apenas)
    Não vejo problema nenhum em aceitar que jesus teve uma vida humana normal como outro ser humano qualquer aqui na terra.
    Mas enfiar ele no meio de putaria aí não dá não! kk

    ResponderExcluir

**O que dizer do que escrevi?**